Início » Glossary » CANAL (L.) canalis(= canal, sulco profundo).

CANAL (L.) canalis(= canal, sulco profundo).

Isidoro e Gerhard Vossius achavam que a palavra derivaria de (L.) canna (= junco, caniço). O termo foi usado, pela primeira vez em Anatomia, em 1404, numa passagem sobre dissecação anatômica, num comentário do “Canon” de sistema de agua que servia …. tipos de estruturas: canais, aquedutos, fossas e cisternas, cada
qual com uma finalidade apropriada e um desenho diferente. Estas estruturas eram abrangidas, indiscriminadamente, quer individual ou em conjunto, pela palavra “conducti’. Os canais eram sulcos profundos, cavados na terra a céu aberto, por onde as águas servidas eram encaminhadas para fora de um recinto (atualmente, o esgoto). No campo (rus), ao contrário, serviam para levar água potável para irrigação. Os tubos ou condutos fechados, que conduziam água potável, eram genericamente conhecidos como aquedutos. As cisternas eram simples buracos no chão, em fundo cego, feitas em locais estratégicos, para captar as águas da chuva.
As fossas eram grandes reservatórios que recebiam as águas servidas, com ductos eferentes para lançá-las à distância [ nas casas (domus) eram escavações destinadas a receber os excrementos]. Em Anatomia, estas características típicas nem sempre foram seguidas de forma correta: alguns canais são verdadeiros dutos fechados ( canal do nervo petroso maior), enquanto as cisternas têm comunicação direta com outras estruturas.

Você também pode gostar

E-book Grátis

Se inscreva e receba e-books gratuitos, e tenha acesso aos melhores conteúdo para seus estudos