Início » Glossary » HIPOCAMPO (G.) hippokampos (= cavalo-marinho), de (G.) hippos (= cavalo) e (G.) kámpos (= monstro marinho).

HIPOCAMPO (G.) hippokampos (= cavalo-marinho), de (G.) hippos (= cavalo) e (G.) kámpos (= monstro marinho).

Na mitologia grega, hippokampos era o nome dos animais marinhos atrelados ao carro-concha do deus dos mares Poseidon (Netuno, para os romanos). A parte anterior do corpo era em forma de cavalo e a parte posterior exibia urna longa cauda de peixe enrolada. Estes animais eram frequentemente esculpidos nas fontes romanas, sendo considerados de bom agouro. Giulio Cesare Arando (c. 1560) foi o primeiro a usar o termo para designar o hipocampo do cérebro, talvez pela semelhança deste com a pata do animal mitológico. Plínio usou o mesmo termo para nomear peixes teleósteos. O “calcar avis” do cérebro era antigamente, denominado “hipocampo menor”. Uma pequena parte do hipocampo ficou conhecida como “corno de Ammon” e duas são as possíveis explicações para seu nome.
Para uns, a secção transversal da parte posterior do hipocampo assemelha-se a um chifre de carneiro (Ammon era um deus egípcio representado com uma cabeça de carneiro); para outros, é epônimo derivado do nome do anatomista que descreveu esta formação em detalhes [Friedrich August von Ammon ( 1799 – 1861)].

Você também pode gostar

E-book Grátis

Se inscreva e receba e-books gratuitos, e tenha acesso aos melhores conteúdo para seus estudos